terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Dispositivos de armazenamento


Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de armazenar informação. Gravação pode ser feita virtualmente usando qualquer forma de energia. Um dispositivo de armazenamento contém informação, processa informação, ou ambos. Um dispositivo que somente guarda informação é chamado media de armazenamento. Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tanto aceder uma media de gravação portátil, ou podem ter um componente permanente que armazena e obtém dados.

Disquetes




Dispositivo de armazenamento magnético portátil que é composto de um único disco magnético.
A sua principal utilidade é mover informação de um computador para outro, possuem a mesma estrutura de um disco rígido porem pode ser removível e apenas pode suportar uma pequena quantidade de dados.
Como são mais baratas é um dispositivo acessível a todas as pessoas.
As disquetes duram apenas 5 a 6 anos o que acaba por ser um problema pois disquetes mais velhas e com mais uso começam a desprender fragmentos do disco magnético interno que podem colar-se nas cabeças de leitura dificultando a leitura/escrita de outras disquetes. Mas também como hoje em dia os arquivos têm maiores tamanhos implica que as disquetes não cheguem para suportar os arquivos.
Desde que foram inventadas, as disquetes tiveram diferentes tamanhos e formatos sendo o seu último formato 3½-polegadas.
Existem três tipos de densidade (número de pistas que podem ser colocadas no disco e o número de bits que cabem em cada pasta): Double Density (DD); High Density (HD); Extra High Density (ED).
Inicialmente as disquetes apenas tinham 80 KB de espaço indo aumentando ao longo dos anos chegando ao seu máximo de 2.88 MB.
Actualmente existem disquetes de dois tipos de tamanho:


  • Disquete de 5”1/4 foram descontinuadas no início dos anos 90.

  • Disquete de 3”1/2 possuem uma protecção mais resistente.

Discos rígidos



É a parte do computador onde é armazenda a informação.
Dispositivo composto por várias lâminas rígidas de forma circular, na qual possibilita a gravação magnética de dados.
É um sistema necessário porque o conteúdo da memória RAM é apagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador for ligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.

Existem diferentes tipos de discos rigídos:

Discos rígidos de mesa: aqueles que se utilizam em equipamentos mesa ou PC.


Portáteis: são os discos rígidos dos computadores portáteis, onde o tamanho é reduzido.

Sistemas RAID: disposição de dois ou mais discos para o armazenamento de grandes quantidades de informação e acesso a grande velocidade.

Microdrive: pequeno dispositivo utilizado em câmaras de fotos, agendas electrónicas e outros dispositivos electrónicos, baseado no padrão CompactFlash onde dispõe de uma capacidade entre 340MB e 8GB.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Bandas Magnéticas

A banda magnética é um dispositivo de armazanamento não volátil. Na qual pode ser utilizada para registos de informações analógicas ou digitais, incluindo aúdio, vídeo e dados de computador.
Estas são formadas por uma base coberta, por uma superfície de gravação, e a sua apresentação está disponível em rolos, cassetes ou cartuchos.
-Rolos é a forma mais antiga, onde necessitam de cuidadosos procedimentos de montagem, e permitem grande controlo do operador.
-Cassete são constituidos por um rolo doador e um rolo receptor, em um unico invólucro, são hoje em dia as mais difundidas.
-Cartuchos são constituidos por um único rolo.
Exitem vários tipos de bandas magnéticas como por exemplo:


  • De dados por computador

  • Cassete para audio

  • VHS para vídeo

Zips


Uma unidade Zip é uma unidade de disco rígido que utiliza discos Zip amovíveis para armazenar centenas de MB de dados.
Nas unidades de Zip temos as disquetes Zip que tem mais capacidade que as disquetes normais e sendo usadas nas unidades Zip que podem ser internas ou externas. Temos também as Zip drive tem aproximadamente o tamanho da disquete 3.5 mas armazena mais dados mas também é mais rápido.
A capacidade inicial dos Zips drives foi de 100 MB com o tempo foi aumento chegando a 750 MB.