terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Disquetes




Dispositivo de armazenamento magnético portátil que é composto de um único disco magnético.
A sua principal utilidade é mover informação de um computador para outro, possuem a mesma estrutura de um disco rígido porem pode ser removível e apenas pode suportar uma pequena quantidade de dados.
Como são mais baratas é um dispositivo acessível a todas as pessoas.
As disquetes duram apenas 5 a 6 anos o que acaba por ser um problema pois disquetes mais velhas e com mais uso começam a desprender fragmentos do disco magnético interno que podem colar-se nas cabeças de leitura dificultando a leitura/escrita de outras disquetes. Mas também como hoje em dia os arquivos têm maiores tamanhos implica que as disquetes não cheguem para suportar os arquivos.
Desde que foram inventadas, as disquetes tiveram diferentes tamanhos e formatos sendo o seu último formato 3½-polegadas.
Existem três tipos de densidade (número de pistas que podem ser colocadas no disco e o número de bits que cabem em cada pasta): Double Density (DD); High Density (HD); Extra High Density (ED).
Inicialmente as disquetes apenas tinham 80 KB de espaço indo aumentando ao longo dos anos chegando ao seu máximo de 2.88 MB.
Actualmente existem disquetes de dois tipos de tamanho:


  • Disquete de 5”1/4 foram descontinuadas no início dos anos 90.

  • Disquete de 3”1/2 possuem uma protecção mais resistente.

Sem comentários: